Programa de Domingo: conhecer o Palácio Anchieta!

 

IMG_0447

Quando o sol estampa o céu numa bela manhã de domingo, duas opções vêm à cabeça: correr pra praia, se estiver cedinho, ou correr da praia (pro lugar mais alto, sombreado e fresco que se puder imaginar).

Diante da segunda opção, lá fomos nós passear pelo Centro Histórico, fazer a visita guiada ao Palácio Anchieta, circular pelos arredores, descer e subir escadarias, caminhar pela calçada do Parque Moscoso e seguir a arquitetura coberta pelas marquises até a Vila Rubim. 

IMG_0456

O entorno do edifício guarda monumentos de diversos períodos e estilos: o Palácio Domingos Martins (foto), a antiga sede do Arquivo Público Municipal, Galeria Homero Massena, sem falar nas estátuas e casarios.

José de Anchieta, aqui chegando, concluiu a ala onde seria o colégio jesuítico dos indígenas, voltada para a praça, primeiro palco de teatro do Brasil, onde o próprio padre fazia peças para catequizar os índios.

IMG_0487

O Colégio São Tiago (foto), erguido em 1570, foi mantido como residência dos jesuítas e escola até 1759. O estilo eclético adotado no governo de Jerônimo Monteiro para o palácio em nada lembra a primeira construção, .

IMG_0490

As ruínas do antigo colégio estão visíveis em diversos pontos do edifício, demonstrando ao visitante o uso do óleo de baleia, cal, pedras e outras técnicas de construção utilizadas pelos jesuítas.

IMG_0495

Passeamos pela segunda ala do colégio, de frente para a Baía de Vitória, e seus salões. O Nobre (foto), para pequenas recepções, o Dourado, Negro, do Piano, Gabinete do Governador e de Imprensa.

IMG_0498

O monitor faz uma pequena parada na sacada, de onde se pode ver os portos da baía, o movimento de carro e gente nas avenidas Princesa Isabel e Jerônimo Monteiro e a escadaria Bárbara Lindemberg. A escadaria homenageia a irmã de Jerônimo Monteiro e contém 5 estátuas, 4 delas dedicadas às 4 estações do ano. No centro, uma mulher nua montada num peixe, abrindo sua boca enquanto segura a cauda com a mão direita. As estátuas apresentam mulheres de movimentos suaves; impressionam as roupas de mármore, dando a perfeita impressão de vestir os blocos maciços.

Escadaria Bárbara Lindemberg

IMG_0501

O Governo de Jerônimo Monteiro (1908-1912) realizou reformas em toda a cidade. Diz-se que tinha a intenção de transformar a capital capixaba na “Paris Tropical”. A igreja de São Tiago foi desativada e totalmente descaracterizada. Justin Norbert, engenheiro francês contratado pra conduzir as reformas urbanas, financiado pelos barões do “ouro verde” – o café, a remodelou com diversos elementos em estilo eclético.

IMG_0513

A equipe de restauro promove uma verdadeira viagem no tempo, deixando à mostra os estudos das cores já utilizadas na pintura das paredes! Fotografamos este na saída do Salão Negro.

IMG_0515

Mais do que o ouro, são deslumbrantes os vasos franceses, chineses e japoneses do Salão Dourado! As paredes são cobertas por tecidos finíssimos.

IMG_0552

Imaginem assistir um concerto no Salão do Piano!?!

IMG_0558

E o passeio termina na Sala de Imprensa!

De lá, descemos a rua atrás do Palácio pra ver o Colégio Maria Ortiz, uma das escolas com a melhor vista de Vitória!

IMG_0566

 

IMG_0572

IMG_0573

IMG_0575

Seguimos pela calçada do Parque Moscoso, depois pela sombra dos prédios e lá no fim da rua, onde a curva é pra esquerda, chega-se à Vila Rubim. Uma caminhada leve, sem pressa, vai revelar prédios centenários nos arredores do parque, árvores da mata atlântica, a entrada da Santa Casa de Misericórdia e um novo olhar sobre o Centro de Vitória.

 

IMG_0579

Quando chegamos à Vila Rubim, a surpresa! Peroá a R$ 12,00 só nos áureos tempos de Guarapari, quando o prato com arroz, farofa, salada e um peixe enorme custavam esse precinho. Pois é, viva a Vila Rubim!

IMG_0585

Outra parada despretensiosa pra brindar ao domingo, tomar uma gelada… e eis que se forma uma roda de samba!

IMG_0588

Saravá e muito axé pra vocês, até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*