Pico da Bandeira

pico da bandeira

Nascer do Sol – Pico da Bandeira

Parque Nacional do Caparaó

Localizado na Serra do Caparaó, na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, o Parque Nacional do Caparaó é um dos destinos mais procurados pelos adeptos do montanhismo no Brasil. Abriga o terceiro ponto mais alto do País, o Pico da Bandeira, com 2.892 metros de altitude.

Além das trilhas, os visitantes podem se deliciar com banhos em cachoeira e piscinas naturais, observar deslumbrantes visuais da Serra do Caparaó e região, com belos espetáculos no alvorecer e no pôr do sol.

O parque dispõe de quatro áreas de acampamento pela portaria de Alto Caparaó em MG – “Tronqueira” e “Terreirão” – e pela Portaria de Pedra Menina no ES – “Macieira” e “Casa Queimada”, com sanitários, lava-pratos, mesas, bancos, quiosques (estes últimos apenas na “Tronqueira”) e, ainda, churrasqueiras na área de visitação denominada “Vale Verde” e no acampamento “Macieira”.

Caminhadas em áreas de florestas e, especialmente, pelos campos de altitude são outras atrações do local, propício também para observação de aves.

Pico da Bandeira

Mesmo sendo o 3º ponto mais alto do Brasil, o Pico da Bandeira é a mais acessível das montanhas mais altas do país pois existem trilhas tanto pelo lado do Espírito Santo quanto pelo lado de Minas Gerais e as trilhas são bem sinalizadas. Porém, à noite há que se ter muita atenção para não se perder. Mas em alguns pontos a sinalização deixa a desejar, pois algumas trilhas se cruzam e mesmo quem já subiu alguma vez se sente bastante confuso. Portanto se você for pela primeira vez, reserve um guia antes, desta forma o passeio é mais seguro. Outro ponto importante é que dentro do parque não há restaurantes nem nada do gênero, portanto lembre-se de levar comida e bebida, pois lá só tem água.

Principais atrativos do Parque Nacional do Caparaó

Cachoeiras: Cachoeira Bonita; Cachoeira da Farofa; Cachoeira do Aurélio; Vale Encantado; Vale Verde;
Acampamentos: Casa Queimada; Macieira; Terreirão; Tronqueira;
Centro de Visitantes: Centro de Visitantes – ES; Centro de Visitantes – MG
Outros: Gruta do Jacu; Pedra Duas Irmãs; Sitio Histórico;
Picos: Pico da Bandeira; Pico do Calçado; Pico do Cristal

Clima

O Pico da Bandeira é um dos pontos mais frios da região Sudeste. As temperaturas no pico podem chegam a até -10°C, sendo que no inverno as geadas são diárias.

Fonte: PNC

Excursão Pico da Bandeira 2016

reserva-ja-sua-vaga

 

 

[Not a valid template]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*