Itaúnas

Itaúnas ou Dunas de Itaúnas é uma pequena vila ao norte do Espírito Santo. Fica próxima à divisa com a Bahia e pertence ao município de Conceição da Barra. Fica a 25 km de Conceição da Barra e a 270 km de Vitória – ES. A Vila de Itaúnas do Espírito Santo é a imagem da tranqüilidade, com uma igrejinha na praça, casas simples, pousadas rústicas, poucos carros e uma comida caseira deliciosa. A Vila de Itaúnas – ES mantém as tradições, moradores ainda pescam de canoas feitas de troncos maciços de árvores que chegam a pesar aproximadamente 250kg, cozinham tanto em fogões pré-fabricados, quanto em fogões à lenha.
No Verão a Vila de Itaúnas normal é sair à noite descalço, o que torna esse pedaço do Espírito santo um lugar mais rústico ainda em ruas de terra. Especial para suas férias, camping, lazer ou finais de semana.

Turismo

Com a formação das dunas, na década de 70, Itaúnas ganhou um grande atrativo turístico, e aos poucos alguns aventureiros começaram a visitar o local, ainda muito pobre e pouco conhecido.

Em 1984 um visionário construiu a primeira pousada da vila, sob o nome de Pousada Dunas, permitindo que aos poucos o turismo na região se desenvolvesse, para a partir da década de 90 dezenas de outras pousadas e áreas de camping surgissem na vila.

A partir de 2004 ficou proibida a construção de novas pousadas e hotéis em Itaúnas, para evitar a descaracterização da vila, mas as inúmeras áreas de hospedagem lá existentes comportam a verdadeira massa que para lá se desloca no verão e, principalmente, no mês de Julho.

Itaúnas se localiza a 23 km de distância da cidade mais próxima, Conceição da Barra, e a 60km de distância da maior cidade mais próxima (São Mateus). O acesso se dá obrigatoriamente por uma estrada de barro, que parte dos kms 8 e 18 da Rodovia Estadual ES-421, rodovia esta que liga a BR-101 à cidade de Conceição da Barra. Apesar de o acesso a Itaúnas se dar por estrada de barro, em meio a plantações de eucalipto, o estado de conservação da pista é excelente e pode-se facilmente desenvolver velocidades razoáveis com segurança. Uma vez na pista, o trajeto dura em torno de 30 minutos.

Apesar de originariamente constituir uma vila de pescadores e se situar encravada em meio a um Parque Estadual de Preservação Ambiental, a Vila oferece toda a infraestrutura necessária, dispondo de energia elétrica (127 volts) e água tratada e encanada em todos os estabelecimentos residenciais e comerciais lá existentes, assim como nas áreas reservadas e próprias para camping.

Seu aspecto bucólico lembra as vilas de Regência, no norte do Espírito Santo, e de Cumuruxatiba, Itacaré e Caraíva, estas na Bahia.

O lugar é bastante frequentado por turistas o ano todo, mas seus períodos de pico são o verão (a partir de 26 de dezembro) e o mês de Julho.

Como chegar

Tanto para quem sai do Rio de Janeiro, Salvador e para quem sai de São Paulo basta seguir a BR-101 até Conceição da Barra, depois de São Mateus. De lá até Itaúnas são 29 quilômetros, sendo uma boa parte de estrada de terra. O aeroporto mais próximo fica em Vitória.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*