Anchieta

Santuário de Anchieta

Santuário de Anchieta-ES

 

O acesso até à cidadezinha é todo asfaltado, porém, muitos visitantes chegam ao destino a pé. O motivo? Refazer o trajeto Passos de Anchieta, percorrendo as paisagens da peregrinação feita pelo beato José de Anchieta no século XVI.

O percurso começa em Vitória, a cem quilômetros, e dura quatro dias. O ponto final é o Santuário Nacional, um conjunto formado pela Igreja de Nossa Senhora da Assunção (1569), escavações arqueológicas e museu. No mês de junho, para comemorar o aniversário do padre, uma multidão participa da caminhada festiva promovida pela Associação dos Amigos dos Passos de Anchieta.

Depois de encarar as dezenas de quilômetros, os peregrinos encontram a recompensa nas praias da cidade, repletas de sombras oferecidas pelas amendoeiras que contornam a paisagem. Para quem prefere cenários tranqüilos e preservados, as dicas são Marvila, Balanço e Ubu, com vegetação nativa; Guanabara, local de desova de tartarugas; e Maimbá, com mar de águas verdes acompanhado por falésias. Já a praia de Castelhanos é badalada, com quiosques e movimento intenso no verão.

Durante a caminhada coletiva oficial, o percurso é realizado em quatro dias, divididos nos seguintes trechos:

1º dia: entre Vitória e Barra do Jucu, em Vila Velha, são percorridos em média 25 km.
2º dia: entre Barra do Jucu até Setiba, em Guarapari, perfaz 28 km.
3º dia: entre Setiba e Meaípe, são percorridos 24 quilômetros ainda em Guarapari.
4º dia: entre Meaípe até Anchieta, na Igreja Matriz do município finalmente os 23 km finais abrangem.

A Abapa “monta pontos de apoio, chamados “oásis”, aos andarilhos com água, frutas e medicação para as câimbras, bolhas e torções que inevitavelmente acabam surgindo nos menos preparados. Na ocorrência de algum caso mais grave, há ambulâncias prontas para remoção de acidentados. E aqueles que acabam desistindo no meio do caminho, também podem pegar uma carona nos carros de apoio da organização.”

Se animou? Guarde um pouco de energia do carnaval que em fevereiro tem aquecimento pra caminhada!

16 / 02 / 13 – Barra do Jucu à Ponta da Fruta
Concentração – 7:30h. / Saída – 8:00h.
13km – Saída da Pracinha da Barra.

 

Fonte: Viagem e Turismo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*