Praias de Vitória

Com 5 km de extensão, a praia do Praia do Camburi é a mais freqüentada. Na enseada do Suá, a praia da Curva da Jurema tem apresentações de música ao vivo. Para quem gosta de sossego, a melhor opção é a praia da Castanheira, na Ilha do Frade. Com 120 m de extensão, a praia é cercada por uma vegetação nativa e só pode ser visitada após uma longa caminhada.

Até o final de janeiro, a Prefeitura de Vitória desenvolve a Campanha Praia Limpa 2009. A ação – que acontece durante todos os finais de semana, das 9h às 13h – tem o objetivo de reduzir a quantidade de lixo nas praias da capital – por intermédio de acondicionamento em sacolas – e despertar a mudança de comportamento nos freqüentadores.

Em Vitória, a Prefeitura controla a qualidade da água em parceria com a Cesan. O monitoramento é feito semanalmente, e os resultados das classificações das condições de banho seguem os critérios do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

Praias de Vitória

Praia de Camburi
Praia do Canto
Praia da Curva da Jurema
Praia das Castanheiras – Ilha do Frade
Praias da Ilha do Boi


Praia de Camburi

Camburi é a única praia de Vitória localizada na parte continental da cidade, é também a maior praia da capital, com 6 km de extensão. Se encontram nesta praia quatro bairros: Camburi, Jardim da Penha, Mata da Praia e Jardim Camburi. É bastante freqüentada e tem a melhor estrutura hoteleira.

Para quem gosta de esporte, a praia também oferece várias alternativas. Com uma boa faixa de areia, o local proporciona a prática de esportes que vão da tradicional caminhada até o futevôlei, passando pelo frescobol, vôlei e futebol.

A praia de Camburi sedia grandes eventos esportivos, como torneios nacionais e mundias de vôlei de praia, futebol de areia, campeonatos de vela, dentre outros. Possui um extenso e organizado calçadão, muito utilizado para a prática de cooper, é um ponto de encontro da população vitoriense.

Além disso, no verão, a praia é palco de atrações especiais promovidas pela Prefeitura de Vitória, que monta uma arena com uma vasta programação cultural e esportiva, atraindo um grande número de pessoas à praia. Localizada na zona norte de Vitória, o principal cartão postal da cidade é também um dos locais preferidos do capixaba.

Como chegar: Camburi está na parte continental do Vitória. Use as principais avenidas para chegar à Avenida Dante Michelini, que é a avenida da orla de Camburi localizada à leste: Se você já estiver no litoral de Vitória, ao sul, siga em frente e passe pela ponte de Camburi para chegar na praia; se você estiver na avenida Fernando Ferrari, ao oeste, entre na avenida Simão Nader que acaba em Camburi; e se você estiver na cidade de Serra, ao norte, entre na avenida de Bairro de Fátima que acaba em uma movimentada avenida no bairro de Jardim Camburi, então siga em frente pois esta avenida termina em Camburi.


Praia do Canto

Localizada no bairro de mesmo nome, ao lado do Iate Clube do Espírito Santo, é a moldura perfeita da Praça dos Namorados. Está localizada no bairro nobre da cidade. Possui um trecho interditado para banho. É mais indicado para o lazer.

Praça dos Namorados: Próximo ao Iate Club do Espírito Santo oferece várias opções de diversão para crianças, ampla área de passeio, pistas de skate e patinação, quadras poliesportivas e tênis, pista de cooper e campo de futebol de areia. Aos sábados e domingos, uma Feira de Artesanato anima o local. Não conta com a presença de quiosques, sendo comum em dias de muito sol, a presença de vendedores ambulantes.

Na praça existem bares que abastecem também os freqüentadores do local. Essa praia é muito procurada para prática de caminhada.

Como chegar: situada no bairro de mesmo nome, parte norte da Ilha, entre a ponte de acesso à Ilha do Frade e o Iate Clube do Espírito Santo à frente da Praça dos Namorados. Seu acesso é feito através da Av. Saturnino de Brito.


Praia da Curva da Jurema

A “Curva”, como é chamada pelos nativos, está localizada na zona leste da Ilha de Vitória, entre a Ilha do Boi e a Praça dos Desejos. Possui águas calmas e límpidas e dela é possível visualizar também a Ilha do Frade. Possui uma estrutura de quiosques padronizados e com urbanismo trabalhado, onde o visitante pode admirar a paisagem confortavelmente instalado em uma das muitas barracas com área coberta, que servem deliciosos petiscos da Culinária Capixaba.

A Curva da Jurema é um ponto de encontro e lazer de Vitória. À noite a praia se transforma em um local de encontro de jovens, com uma programação diferente a cada dia da semana. Encontra-se também nesta praia uma escola de vela municipal, uma ciclovia e um calçadão. O local também é muito procurado pelos adeptos do Jet ski, esportes à vela, barcos e lanchas.

Semanalmente, as segundas-feiras a noite, acontece o encontro dos músicos local no projeto chamado “Clube do Jazz”, evento frequentado por, além dos músicos, também pelos amantes do jazz e da música instrumental. Isso existe a quase 10 anos e é mantido exclusivamente pelos músicos. Atualmente esse projeto é coordenado pelo saxofonista Sergio Rouver. Muitos amantes da música aparecem para prestigiar.

É a praia mais procurada pelos moradores da Grande Vitória. A orla da ilha oferece praias para todos os gostos: da sombra das castanheiras aos agito dos quiosques.

Como chegar: percorrendo a av. Nossa Senhora dos Navegantes, com sinalização turística, chegando pela terceira ponte segue-se no sentido Norte até chegar à praia.


Praia das Castanheiras(Ilha do Frade)

Localizada na Ilha do Frade, ideal para crianças e também para mergulho. Caminhada e castanheiras garantem tranqüilidade.

Para chegar a esta praia, só mesmo fazendo uma pequena caminhada entre a vegetação e as pedras. A entrada da praia é uma atração, porque possui características de uma praia virgem. Embora seja pequena, tem na beleza e sombras das suas castanheiras a grande atração para seus freqüentadores.

A praia agrada a todos os gostos. Possui desde pequenas piscinas naturais entre pedras, propícias para as crianças, ao mar aberto, para quem prefere dar longas braçadas. A praia possui 120 metros de extensão.

Como chegar: localizada no final da Ilha do Frade, à direita de quem entra na ilha, situada na travessia da Ponte Dês. Paes Barreto, que faz a ligação com a Ilha de Vitória, cujo acesso é a partir da Av. Américo Buaiz, entre a praça dos Namorados e dos Desejos.


Praias da Ilha do Boi

Localizadas na Ilha do Boi, anexadas à Ilha de Vitória por aterros, as duas pequenas praias detêm o maior número de banhistas por metro quadrado da ilha.

Por serem pequenas, e de águas claras protegidas por rochas em suas extremidades, são locais de rara beleza. As praias são ponto de encontro dos jovens da cidade, de fácil acesso e com um visual belíssimo. Encanta pela simplicidade de sua beleza associada à estrutura e urbanismo moderno encontrado na Ilha do Boi.

Como chegar: acesso pela rua Renato Nascimento Daher Carneiro, atrás do Shopping Vitória.

 

Fonte: WikiPédia, PMV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*