Parque Municipal Horto de Maruípe

Nome: Parque Municipal Horto de Maruípe

Regulamentação: Decreto Municipal 9.758, de 14 de dezembro de 1995.

Histórico: Em 10 de agosto de 1920, o Governo do Estado adquiriu do inglês Briam Barry a Fazenda Maruípe, onde implantou o Horto Estadual para produção de mudas ornamentais que embelezariam os logradouros da Capital, em franco período de modernização. Em 03 de julho de 1938, pelo Decreto Lei nº 11.869, o Governo do Estado doou a Prefeitura Municipal de Vitória parte da Fazenda Maruípe, onde foi implantado o Horto Municipal, dando continuidade à produção de mudas para arborização da cidade e embelezamento de praças e jardins públicos. Sendo de grande beleza, esta área era utilizada para visitação pública e lazer dos cidadãos de Vitória.

Na década de 70, a cidade cresceu aceleradamente e o Horto Municipal já não comportava atender à demanda do município, sendo transferido para uma área em Cariacica, o Horto Florestal Municipal Arthur Dias Martins Filho.

A área foi praticamente abandonada, servindo de depósito de materiais de construção das obras municipais, depósito do setor de parques e jardins, abrigando ainda uma fábrica municipal de blocos e manilhas e uma garagem de manutenção de máquinas pesadas.

Em 1988 a comunidade, após amplo debate, optou pela implantação de um parque.
Em 1993, deu-se início as obras de implantação do Parque Municipal Horto de Maruípe, com parceria da Companhia Vale do Rio Doce.

A Prefeitura Municipal de Vitória procurou recriar uma área verde com grande diversificação de espécies vegetais, principalmente da Mata Atlântica, onde podem ser desenvolvidas atividades educativas, culturais e de lazer, com a população.

Fonte: Equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM).

Área: 63.000 m²

Topografia: Ligeiramente ondulada, com declive acentuado apenas junto à nascente. A parte central é ocupada pelo córrego represado por vários diques. Duas depressões formam dois lagos de águas correntes.

Fauna: Aves e peixes.

Flora: Vegetação típica de Mata Atlântica e exótica, todas introduzidas. O projeto paisagístico reintroduziu espécies da Mata Atlântica, tais como: pau-brasil, angelim, ipês, angico, mogno, sapucaia, jacarandá e frutíferas. Presença de bromeliário, denominado Roberto Kautsky, com espécies típicas da Mata Atlântica do Espírito Santo.

Entrada: gratuita.

Acessos:
Av. Maruípe – Maruípe
Rua José João de Souza – Itararé
Rua Areobaldo Bandeira – Da Penha
Rua Antônio José Cardoso – Da Penha

Telefone da Administração: (27) 3382.6593

Horário de funcionamento:

Terça a domingo: das 05h às 22h

Espaço esportivo: 01 campo de futebol de areia, 01 quadra poliesportiva e pista de caminhada.

Espaço recreativo: 02 playgrounds.

Centro de Educação Ambiental (CEA): A equipe do CEA trabalha com escolas, comunidades do entorno e visitantes. Há agendamento para visita monitorada de grupos organizados, de terça à sexta-feira. Atendimento ao Projeto Parquescola e Projeto “Nossa saúde, nosso ambiente” em parceria com a UFES. Existe também uma parceria com o Instituto Unibanco para a realização de atividades de Educação Ambiental. Telefone CEA: 3135 – 3190.

Serviço de Orientação ao Exercício (SOE): Oferece de terça à sexta-feira, atividades como ginástica e alongamento.

Módulo da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer: Oferece de terça à sexta-feira, atividades como futsal, futebol de areia, atletismo, capoeira, handebol e xadrez.

Monumentos:

– Crescente – escultura feita em aço pelo artista plástico Sebastião Fonseca.

Fonte: PMV

4 thoughts on “Parque Municipal Horto de Maruípe

  1. Lúcia

    Boa tarde.

    Gostaria de fazer um agendamento de visita, para um grupo de aproximadamente 30 pessoas. Sou membro de A Igreja de jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e gostaria de fazer um pique nique com algumas mulheres que são líderes das moças da nossa igreja. Não consigo me comunicar com vocês através do nº de telefone acima.Por favor,me retorne assim que puder.Obrigada pela atenção. Um abraço.

    Lúcia

    Ps: a data desejada é dia 26/05 ás 15 horas.

    1. turismocapixaba Post autor

      Lúcia, realmente o telefone que tenho é apenas esse msm. Você pode tentar o (27) 3227-3768
      Horário de funcionamento: Segundas de 6 às 8 h e de 17 às 22h. Terça a domingo de 6 às 22h. Obrigado pelo contato.

  2. Geisiane Viana

    Ola,gostaria de comemorar o primeiro aniversario da minha filha com um lindo piquenique no parque do Horto e gostaria de saber se é permitido levar artigos de decoração tais quais mesa e cadeiras. Aguardo resposta. Obrigada.

    1. turismocapixaba Post autor

      Olá Geisiane Viana, para maiores informações sobre o parque ligue diretamente para eles. Telefone: (27) 3382-6593 Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 5 às 22 horas. Obrigado pelo contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*