Morro do Moreno

morro-do-moreno

O Morro do Moreno tem 274 metros de altura, está localizado próximo ao centro de Vila Velha, Espírito Santo, Brasil, Latitude 20°19’32.75″S Longitude 40°16’36.91″O. Ao seu lado encontra-se o Convento da Penha, que fica localizado também no topo de um morro. Os dois morros dão boas-vindas a todos que vão à cidade de Vila Velha, a partir da capital do estado Vitória, passando pela Terceira Ponte. São cartões-postais da cidade.

Crianças, jovens ou idosos, pessoas de todas as idades podem ir até seu topo e desfrutar das belas imagens. O Acesso ao morro pode ser feito de duas formas: pela estrada de terra, que pode ser enfrentada por um veículo 4×4, a pé e até mesmo de Moutain Bike, ou mesmo em uma das diversas possibilidades de trilhas, que pode acabar confundindo.

O morro é ideal para um passeio com os amigos seja pela manhã ou pela tarde, a caminhada até seu topo não dura mais que 20 minutos. O nascer e o pôr do sol ficam muito mais bonitos vistos lá de cima. Durante a noite é um lugar muito bom para um lual. Durante o Reveillon muitas pessoas optam em ver a queima de fogos que acontece na orla das praias de Vila Velha do alto do Morro, propiciando uma visão ainda mais linda.

Características

O morro é localizado praticamente no centro da cidade, mas é formado pela Mata Atlântica, sendo de um dos lados cercado pelo mar, onde dá acesso ao Porto de Vitória passando por debaixo da 3º ponte, e do outro lado a cidade.

Possui locais para Pesca, Rapel, Trilhas(trekking), Mountain bike, rampa para Vôo livre, fonte com água mineral, e uma bela vista para a cidade de Vitória e de Vila Velha, para o Convento da Penha e as praias da Costa e Itapuã. Obs.: No alto do morro existem várias torres de comunicação.

Flora

Possui uma vasta flora, que é característica da Mata Atlântica. Desde flores e orquídeas de pequeno porte, árvores frutíferas, até árvores de grande porte são encontradas. Alguns exemplos.:

Schinus terebinthifolius (Aroeira)
Begonia sp. (Begonia)
Bactris vulgaris (Palmito)
Cecropia sp (Embaúba)
Calopogonium mucunoides (Angelin-pedra)
Pseudolaelia vellozicola (Orquídea)

Fauna

Em sua fauna podemos encontrar uma grande quantidade de pássaros, lagartos e insetos. Mas com sorte você pode encontrar sagüis, enormes caranguejeiras e cobras.

Geologia
As rochas encontradas no morro são, predominantemente, granitóides de diferentes gerações, com enclaves máficos de variados tamanhos.

Fonte: Wikipédia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*