Igreja Nossa Senhora da Conceição

Localização: Praça Barbosa Leão, s/nº, Serra – sede
Telefone: (27) 3251-1187
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 15:30h às 19h
Horário de missas: terça às 6h, quinta às 19:30, domingo das 8h às 19:30, toda 1ª sexta-feira do mês às 19:30h.
A Igreja Nossa Senhora da Conceição, foi a primeira a ser construída na Aldeia de Nossa Senhora da Conceição da Serra, em 1556. Todos aqueles que passam pela Serra-Sede se encatam com a beleza e imponência de seu mais belo cartão postal: a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Curiosidades
Tudo começou no início da colonização portuguesa no Brasil, no ano de 1556, quando padre Bráz Lourenço, seguindo os procedimentos normais de ocupação, construiu no centro do povoado uma capela para Nossa Senhora da Conceição. Estava plantada a semente da Serra no sopé do Monte Mestre Álvaro, próximo ao Rio Santa Maria da Vitória. Um local bem diferente de onde está situada hoje.

Mais de 200 anos depois da iniciativa do Padre Bráz Lourenço, a Capela, todo o povoado e uma aldeia indígena existente na região tiveram que ser transferidos para um outro local.

Seguindo um determinado estilo de construção religiosa do período colonial brasileiro, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição foi construída sem torres e sem o modelo de pintura atual, com paredes de alvenaria de pedra argamassada, revestida com reboco liso e pintura nas cores cinza e branca e com telhados de barro tipo marselha. O interior da igreja compreende nave principal, capela-mor, altares e coro. O retábulo da capela-mor é de madeira talhada de fins do século XVIII. Os pisos da igreja e da capela lateral são de ladrilhos cerâmicos e os da capela-mor, em lajotas de pedra.

Hoje, possui torres majestosas, que foram inauguradas por Rômulo Castelo em 1938, e uma pintura que diferencia os detalhes ornamentais do resto da parede, os tetos da primeira e segunda nave contam com as ilustrações de Walter Francisco de Assis e é rodeada de uma bela praça com jardins iluminados.

Fonte: Prefeitura Municipal da Serra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*