Cais do Hidroavião

» Atualizado: 10 mai 2012 por admin

Construído em 1939, constituía uma das primeiras ligações aéreas de Vitória com outras capitais do País. Hoje, totalmente recuperado e remodelado, de acordo com o projeto arquitetônico original, possui um restaurante de comida capixaba, lojas de artesanato, de produtos de papel reciclado e posto de Informações Turísticas.

O Cais do Hidroavião, também chamado Cais do Avião operou por nove anos aproximadamente e foi uma das atrações de Vitória.

Durante o tempo de operação o cais mantinha uma movimentação constante. Segundo depoimento de habitantes antigos do bairro, diariamente hidroaviões aportavam naquele cais, e chegavam desde simples monomotores a pesados quadrimotores de carga e passageiros. Cada aeronave tinha capacidade de transportar até 60 passageiros.

A elite da cafeicultura capixaba de Santa Tereza, Santa Leopoldina e Colatina utilizavam as atividades comerciais do cais; também turistas de outros Estados chegavam com destino a Guarapari.

O Cais do Hidroavião é um exemplar da arquitetura produzida no Brasil no início do século XX, possuindo características funcionais e estéticas de vanguarda arquitetônica internacional.

Thiago Simonassi, 30 anos, é empresário, mas nas horas vagas gosta de mexer com fotografias. Recentemente ele começou a fazer um trabalho conhecido como “Reconstituição Fotográfica”, que consiste em misturar imagens de lugares atuais com fotos tiradas há décadas.
Confira como era o Cais do Hidroavião em Santo Antônio, Vitória…

… e agora como está

Como chegar: seguindo em direção ao bairro Santo Antônio, av. Dario Lourenço de Souza, bairro Mário Cipreste.


Categorias: Espírito Santo

Palavras Chave: , ,

Deixe uma Resposta

*

*

*