Mosteiro Zen oferece retiro a fiéis de todas as religiões

Mosteiro Zen

Mosteiro Zen

Todo ano o Mosteiro Zen Morro da Vargem, que fica em Ibiraçu, abre suas portas para pessoas de todas as religiões participarem de retiros (Sesshins) onde vivenciam a rotina monástica e os ensinamentos do Zen. A próxima edição será de 11 a 15 de setembro e as inscrições já podem ser feitas. O valor do retiro é de R$ 650,00.

No retiro, os praticantes experimentam uma imersão em rotinas e valores do Zen, como a disciplina, a atenção, a vida participativa e o respeito ao outro e ao Planeta. Para alcançar esse objetivo, os organizadores exploram lições sobre a meditação sentada ou não-ação, a recitação de sutras e o cotidiano Zen, como o modo de se alimentar, lavar a própria louça, cozinhar, tomar banho e fazer a limpeza.

“Nossa tradição é de fortalecimento da fé dos participantes, seja qual for seu credo”, afirma Daiju San, abade do Mosteiro. “A gente costuma dizer que quem vem católico ao retiro volta mais católico e quem vem batista volta mais batista.”

Diariamente, todos acordam em silêncio e dirigem-se ao templo da meditação, iniciando-se assim a programação do dia que intercala períodos de atividades, refeição, descanso e meditação. A culinária do mosteiro é ovolactovegetariana e os praticantes são responsáveis pelo preparo dos alimentos.

O Mosteiro Zen

Mosteiro Zen

Mosteiro Zen

Também chamado Templo da Luz do Sol (Zenkoji), é o primeiro mosteiro budista na América Latina, fundado em 1974 na tradição da escola Soto Zen, oriunda do Japão do século XIII. Além dos retiros, está aberto à população para visitas guiadas e gratuitas aos domingos e oferece programas e acomodação temporária a crianças, idosos, artistas e grupos de empresas e de policiais. Em seu terreno de 150 hectares, o Zenkoji destina 140ha para proteger e recuperar a Mata Atlântica.

Mosteiro Zen Morro da Vargem
Endereço: BR-101, Km 217, Ibiraçu/ES, CEP 29670-000
Informações: 3257-3030, das 8h às 16h, ou pelo site www.mosteirozen.com.br.

Fonte: FolhaVitória


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*